O que é uma Olimpíada?

A Olimpíada é o período em que ocorrerem os Jogos Olímpicos, compondo um evento desportivo que ocorre a cada quatro anos, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto como, por exemplo, Atletismo, Natação ou Ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado).

Os primeiros Jogos realizavam-se na Grécia Antiga, há mais de 2700 a.C, como uma importante celebração e tributo aos deuses; mas com a emergência do cristianismo no Império Romano e suas ideologias, os cultos pagãos e tudo a eles inerente, começaram a ser exterminados e entre 393 e 394 o imperador Teodósio I acaba com os jogos que tinham origem Grega.

Porém, em 1896, um aristocrata francês, Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas pelas duas Grandes Guerras Mundiais. Inicialmente, os Jogos eram disputados apenas por atletas amadores. Entretanto, no fim do século XX, a competição foi aberta a atletas profissionais.

Dada a importância e a visibilidade dos Jogos para o mundo, estes têm também, nos últimos anos, sido usados como espaço para confrontos políticos e reivindicações, de que são os piores exemplos o massacre de Munique em 1972, em que membros da comitiva israelense foram feitos reféns por extremistas palestinos e os boicotes durante a Guerra Fria, aos Jogos de 1980 e 1984, pelo bloco de países soviéticos e pelos Estados Unidos, respectivamente, e também o atentado à bomba ocorrido em Atlanta em 1996.

No entanto, num exemplo de aproximação e reconciliação entre os povos, de que os Jogos Olímpicos pretendem ser símbolo, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul, participaram nos Jogos de Sydney em 2000 e de Atenas em 2004 desfilaram nas cerimônias sob uma única bandeira e há negociações em estado avançado que as duas participem a partir de 2008 como uma única delegação.

Anúncios

185 comentários sobre “O que é uma Olimpíada?

  1. Muito bom esse comemtario sobre a Olimpiada
    E tambem ententi que Olimpiada nao e so hora de ficar
    torcendo,sim saber o significado da palavra (olimpiadas),e sim
    saber que um jogo, perde,ganha,e um jogo(jogo a brincadeira)…….

  2. muito interassante,para mim que sou uma menina pequena e eustou aprendendo hoje o que é uma olimpiada,eu vim ate o google e pesquisei o que é olimpiada pra fazer um trabalho de ed.fisica e achei muito interessante,mais eu queria mais informacões sobre olimpiadas

  3. po, eu acho que e a melhor coisa que inventarao as olimpiadas e o jogo pan-americanos.eu vou em quase todos os jogos enfim eu amo os esportes eu pratico futebol e futesal.

  4. Eu tenho 10 anos e eu acho que as olimpiadas desse ano vai ser muityo boa,vai acontecer 302 eventos e 31 esportes e terão participação de muitos esporte como sincronizado,luta,ginastica,tênis e entre outro….
    para mim uma olimpiada é jogos olimpicos que acontecem em quatro e quatro ano..
    Esse é meu comentário
    beijocasssss

  5. Bá gostei baxtant do sit até pq eu to fazendo um trabalho sobre OLIMPÍADAS do colégio e eu achei todas as respostas aqui PARABÉNS!
    Bjs! ;**

  6. Jogos Olímpicos – ou Olimpíadas
    – é um conjunto de provas esportivas de caráter mundial, disputadas de 4 em 4 anos em cidades escolhidas debater as que se candidatam com antecedência de 6 anos, junto ao Comitê Olímpico Internacional ( C.O.I. ).
    Pode participar dessas provas qualquer atleta ou equipe representando país filiado ao C.O.I., desde que obedeça as normas estabelecidas pelos regulamentos olímpicos e pelas leis que regem os respectivos esportes. Atualmente, são 19 esses esportes: atletismo, basquete, boxe, canoagem, esgrima, ciclismo, futebol, ginástica, halterofilismo, hipismo, hóquei na grama, iatismo, judô, luta, natação, pentatlon moderno, remo, tiro e vôlei. A cada país organizador é dado o direito de incluir 2 esportes não olímpicos no programa oficial.
    Os jogos olímpicos Modernos- que começaram a se celebrar em 1896 são na verdade, uma nova versão dos festivais esportivos que os gregos realizavam, também de 4 em 4 anos, na antiga Élida na honra de Zeus e de outros deuses q8ue habitavam o Olimpo. Dessa versão modernizada resultaram outras, inclusive a dos Jogos Olímpicos de Inverno.

  7. eu achei muito linda a abertura de pequim só que só tem um probleminha o Brasil nao ganhou quase nada que pena temtaremos depois!!!!!!!!!
    bjux bom trabalho em china

  8. Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa esse email me acjudou bastande
    adorei fiz meu trabalhorapidinhu que legallllllllllllllllllllll

    (” “)
    *

    Obrigado pela enformação chauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  9. olha aboca
    obrigado vc me sauvol
    ……………………………………………………………………………………………..
    tchal

  10. eu adorei saber eu vou vazer uma copetiçao na escola…
    com sertesa eu vou ganhar..
    o meu trabaalho vai sert o menhor..
    se deus que ser

  11. Vlw mesmo ajudo bastante pois tinha um trabalho sobre isso vlw as pessoas q apoiaram gostei muito do coemntario do Anderson foi o principal do meu trabalho o coemntario foi muito bom precisava exatamente disso o video ´oó d+++

    Parabéns mesmo vlw me ajuda bastante

  12. Muito bom mais fala muito sobre guerra e não é isso que era o meu objetivo. Entao eu acho sinceramente que você fugiu um pouco do assunto da Olimpíadas, mas mesmo assim me ajudou bastante no trabalho. Valeu!

  13. gostei muitoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo kkkkkkkkk

  14. me ajudou mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttttttttttttooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. adorei esse site………me ajudou a tirar as minhas duvidas…tinha q colocar no mu trabalho oq era olimpiada e esse site tiou as minhas duvida….mt obrigada mônica pratica :>}

  16. Erro no começo do texto..Olimpiada é o periodo em que ocorrerem… Mas,fora isso,o texto esta ótimo,direto,dinamico e muito útil. Beijos!!!!!

  17. Nossa isso me ajudou a fazer o meu trabalho de Ed.Física,tirei 100 no trabalho graças a você obrigada pela ajuda,e isso ficou de ensinamento pra mim além de me ajudar tirou minhas dúvidas obrigada!

    1. É difícil responder com precisão, porque a cada edição novos jogos são incluídos no quadros de esportes olímpicos e outros abandonam o posto. O golfe por exemplo, não é um esporte olímpico atualmente, mas já foi, até 1904. O Rúgbi também foi esporte olímpico de 1992 a 2008. E alguns esportes lutam para alcançar este status como o Beisebol, o Futsal, o Boliche e muitos outros.

  18. Cara Mônica…Olimpíadas = período de 4 anos de treinamento e preparação para o evento Jogos Olímpicos, portanto, a mídia e outros costumeiramente divulgam errado. Jogos Olímpicos de 2016/Rio = evento que acontecerá. Olimpíadas = já está acontecendo, pois é esse intervalo entre um evento e outro.
    Espero ter acrescido sem criticar. Um abraço..!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s